sexta-feira, 13 de junho de 2008



"(...) E quem são, afinal os responsáveis por uma educação sexual que permita uma visão consciente da sexualidade (...) claro que os primeiros e principais responsáveis são os pais (...). E quem são os adultos que, pelo menos em tese, deveriam aliar-se aos pais nessa difícil tarefa de educar? Os professores, claro!”

"[Humanizar] Significa resistir à tentação de, simplesmente, repetir o que já disse da mesma forma como foi dito; (...) baixar a guarda e tentar sair do lugar que ocupa; (...) usar uma linguagem diferente da que está acostumado; (...) o mais importante: saber ouvir e perguntar. (...) Auxiliar o adolescente (...) para que possa refletir questionar, contestar: esse é o melhor caminho a ser trilhado pelos professores..."

“Conhecer os próprios limites, reconhecer a complexidade do tema e exercer seu papel com dignidade: é dessa maneira que o professor pode contribuir para que os alunos possam saber que o sexo é natural, que pode dar prazer, mas que, para que isso aconteça é preciso maturidade e responsabilidade. E que isso não nasce junto com o tesão, mas se aprende."

http://www.crmariocovas.sp.gov.br/eds_a.php?t=001

Nenhum comentário: